quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Só falta proibirem o vestibular para estudantes de escola pública


Boa tarde fiéis visitantes do blog dos Catilangueiros. Hoje quero falar um pouco dessa confusão que está o vestibular seriado da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, o Paees, que beneficia somente alunos de escola pública.

Eu concordo plenamente com esse benefício, pois, penso da seguinte maneira, além de poder pagar, e caro por um estudo de melhor qualidade nas escolas particulares, os estudantes mais favorecidos querem facilidade para entrar na faculdade?

Está certo que faculdade federal é pra todos, mas olhem quantos “pobres” estudam na Ufu. Vá ao bloco da Medicina e procure algum estudante de baixa renda por lá! No Direito, Odontologia...

O negócio é o seguinte, o governo deveria criar regras, como nos Estados Unidos (odeio ter que pegar eles como exemplo, mas lá funciona, fazer o que!!?). Quem tem condições de pagar, que pague, porque pobre também banca a faculdade. Mesmo que seja um valor simbólico, longe dos 300, 400 reais que foram gastos na mensalidade da escola particular.

Como gritavam na manifestação pública aqui, “O filho de pedreiro também quer virar doutor”, e tem todo direito, ou somente rico que pode ser médico, dentista, advogado...?

Estou com os estudantes de escola pública. Eles tem que ter vaga sim! Chega de hipocrisia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, afinal de contas, querendo ou não os estudantes de escolas particulares se preparam bem melhores para o vestibular. E não vem com essa que se houver esforço todos são capazes, são sim porém é muito desigual com a qualidade que tem o Ensino Público brasileiro, aliás a falta dela. Portanto não ao Paies e sim ao Paees, ou seja, mais dignidade e igualdade na Universidade Federal de Uberlândia!

Anônimo disse...

Concordo com a iniciativa, mas uma outra discussão tão importante quanto essa também deve ser levantada: a qualidade do ensino superior no País. É preciso adotar medidas que restrinjam a proliferação desenfreada de faculdade particulares, que já está se tornando um câncer. O País necessita de políticas educacionais que estimulem a implantação de mais universidades públicas e criação de novas vagas nas que já existem. Essa história de toda esquina abrigar uma faculdade e até dupla sertaneja ser proprietária de instituição de ensino já está passando dos limites. Já falei demais, mais ainda tinha muito o que falar. Só jogando no ar para que a gente possa refletir a respeito. Abraços.

Ana Cláudia Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Cláudia Freitas disse...

Eu nem concordo. Esse novo processo seria como uma nova 'cota'. E isso já é um preconceito. Particular tem mais qualidade.. porque não ter qualidade em pública? Não é a faculdade que tem que mudar.. e sim o ensino anterior a ela.